sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Fundação Altino Ventura realizam cirurgias de Catarata em Garanhuns

A Fundação Altino Ventura deu início neste mês de outubro as atividades de mobilização para a Campanha de Catarata. A iniciativa consiste na realização de cirurgias de catarata para diminuir a demanda de pacientes com o problema no Município, e melhorar a qualidade de vida dos portadores da doença.
A Campanha está organizada em três fases. Na primeira, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) foram treinados para realização de visitas domiciliares na intenção de identificar possíveis casos da doença. Duzentos e trinta e seis ACSs realizam as visitas nas comunidades cobertas pelo Programa Saúde da Família (PSF). Serão beneficiadas pessoas na faixa etária a cima dos 60 anos de idade.
Na segunda etapa, que será realizada entre 16 a 19 de novembro, os idosos que apresentaram sintomas serão encaminhados ao Centro de Especialidades Médicas Dr. Luiz Lessa, da Prefeitura de Garanhuns, onde uma equipe da Fundação Altino Ventura fará a triagem e o diagnóstico da doença, além da solicitação de exames, custeados pelo Governo Municipal. Todos que tiverem a doença comprovada terão cirurgia marcada.
A terceira e última fase será a realização das cirurgias no período de 28 de novembro a 3 de dezembro de 2010, no Hospital Infantil Palmira Sales, em Garanhuns.
De acordo com a coordenação de Educação em Saúde do Município, a cirurgia de catarata vai permitir que os portadores da doença possam voltar a realizar atividades simples como por exemplo, a leitura. “Nós estamos oferecendo a população de Garanhuns a oportunidade de fazer a cirurgia de Catarata gratuitamente no próprio município. Em condições normais os pacientes teriam que se deslocar até Recife para realização do procedimento”, explica a coordenadora de Educação em Saúde, da Secretaria de Saúde do Município, Sueli Lima.

FUNDAÇÃO ALTINO VENTURA – A Fundação Altino Ventura é uma entidade filantrópica cujo objetivo é prestar serviços médicos de alta complexidade à população de baixa renda, promover o desenvolvimento científico e a capacitação profissional na área oftalmológica. Credenciada pelo Ministério da Saúde como Centro Nacional de Referencia para o atendimento em oftalmologia, a Fundação está entre as principais instituições do País, e vem desenvolvendo um trabalho de relevante importância para o Estado de Pernambuco e toda a região Nordeste. A Fundação existe desde 1986 e tem sede em Recife-PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário