Quem cozinha seja homem ou mulher sabe que aquele óleo que sobra de frituras, é um terror. Entope pia e polui o meio ambiente. Mas já pensou em transformá-lo em sabão? Alunos da Escola de Referência de Panelas descobriram como fazer isso. O óleo que sobrou do preparo de alimentos nas casas dos alunos foi parar no laboratório da escola.
Ele, misturado a outros ingredientes será transformado em sabão. A ideia surgiu durante as aulas de duas disciplinas. Cerca de 350 alunos do 1º ano do ensino médio da escola participaram do projeto: "Produzindo sabão a partir do óleo reciclado."
Os alunos se dividiram em grupos de dez. Além de um litro de óleo filtrado em um coador de pano usaram também 125 gramas de soda cáustica a 98%. Duzentos e cinquenta ml de água fervida e 125 ml de essência para dar um cheiro agradável.
O preparo é simples. Primeiro mistura-se a água com a soda cáustica. Depois o óleo é despejado em um balde com a água, a soda cáustica e a essência. Tudo é mexido por dez minutos. Depois é só colocar a mistura nas formas de papelão revestidas com plástico, onde deve ficar por 24h.
O material feito na escola vai ajudar muita gente de Palmares, na Zona da Mata, e deixar essa turma com a consciência limpa por fazer uma boa ação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário