quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Conheça a trajetória de Guilherme Leal, o vice de Marina Silva

Aos 60 anos, discreto e bilionário, o empresário Guilherme Leal foi escolhido pelo PV para compor a chapa de Marina Silva na disputa pela Presidência. Marina chama o parceiro de “vice dos sonhos”. Fundador da Natura, ele é uma das 1.000 pessoas mais endinheiradas do mundo

A missão de Guilherme não é nada simples: transformar sua fórmula de sucesso nos negócios em doações e votos. Para isso, ele se licenciou da presidência do conselho de administração da empresa que fundou para se dedicar integralmente à campanha.

Leal é dono de 25% das ações da Natura, o que permitiu que sua fortuna fosse avaliada em R$ 3,8 bilhões (US$ 2,1 bilhões) pela revista Forbes, que também o colocou no seleto grupo das 1.000 pessoas mais endinheiradas do mundo.
O empresário, nascido em Santos em 1950, começou a ser ventilado para a vaga de vice assim que Marina se filiou ao PV para se candidatar à Presidência. Com a escolha, o partido daria satisfação ao empresariado – assim como fez Luiz Inácio Lula da Silva ao escolher José Alencar para seu vice em 2003 – e se manteria fiel aos militantes em razão da identificação de Leal com iniciativas de preservação ambiental.
O brilho nos negócios de Leal só começou a aparecer em 1979 quando ele se tornou sócio da Natura, que na época só tinha uma pequena loja na rua Oscar Freire, em São Paulo.
O dinheiro para bancar o novo negócio saiu do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) que ele resgatou ao deixar a Fepasa (Ferrovia Paulista S/A) e da venda de um pequeno terreno.
Antes de trabalhar na estatal e de se aventurar em seu próprio negócio, ele só havia atuado em instituições financeiras depois que se formou em administração de empresas pela USP (Universidade de São Paulo). Leal é casado pela segunda vez e pai de cinco filhos.
Mas foi depois de alcançar sucesso e fortuna com sua empresa que Leal decidiu participar mais firmemente do desenvolvimento de algumas organizações sociais de caráter ambiental, o que também contribuiu para que o PV escolhesse seu nome.
Apesar do cofre abarrotado e do sucesso, Leal é considerado por todos um homem discreto. Marina Silva já afirmou que uma das principais razões para escolhê-lo vice em sua chapa foi justamente essa característica. Nos eventos do ministério do Meio Ambiente – quando Marina ainda era ministra – Leal fugia dos holofotes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário