sábado, 24 de março de 2012

Tomografia computadorizada prevê pacientes em risco de hemorragia após AVC

Tecnologia permite identificar sinais de sangramento que aparecem como uma pequena área de contraste no exame cerebral



Uma pesquisa realizada na Universidade de Calgary, no Canadá, mostra que a tomografia computadorizada por ajudar os médicos a prever quais pacientes correm o risco de hemorragia cerebral após um acidente vascular.

Descoberta vai permitir escolher melhor as doses de medicamentos que promovem a coagulação do sangue para aqueles em maior risco.



A hemorragia cerebral tem consequências graves, podendo levar à incapacidade ou até mesmo a morte. Atualmente, em casos de emergência, os médicos não conseguem discernir se um paciente apresenta sangramento contínuo no cérebro.

Usando imagens de tomografia computadorizada, os pesquisadores podem agora identificar sinais que aparecem como uma pequena área de contraste no exame do cérebro. Este sinal representa a localização real do sangramento dentro de uma artéria específica.

"A tecnologia que surgiu nos permitiu ver o fluxo sanguíneo no cérebro em detalhes que tornaram possível identificar com precisão a origem do problema. Estamos agora em um ponto em que podemos aproveitar essa tecnologia para desenvolver melhores tratamentos para pacientes com obstrução ou ruptura em uma artéria cerebral", explica o investigador principal Andrew Demchuk.

Esta pesquisa fornece a comprovação da tomografia computadorizada como um marcador para identificar pacientes que podem precisar ser tratados com medicamentos de coagulação e aqueles que não necessitam da terapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário