sábado, 31 de março de 2012

Clínicas adotarão padrão para mamografia

O Ministério da Saúde criou na última quarta-feira, dia 28, um programa para controlar a qualidade dos exames de mamografia feitos no país. A partir de 2013, nenhum plano de saúde poderá credenciar empresas que não seguirem as diretrizes. Da mesma forma, o SUS não pagará por exames que não estiverem em conformidade com a portaria.


O programa tem por objetivo evitar falha no sistema de atendimento aos pacientes e a aceleração na realização dos exames, verificando se as unidades estão usando aparelhos com qualidade e conseguindo diagnósticos precoces, para que os pacientes sigam tratamento mais rápido.

O projeto também prevê que, a partir de 2013, sejam feitas análises anuais dos atendimentos, com base em relatórios encaminhados ao ministério pelas clínicas. As informações serão tiradas por um comitê de representantes do ministério, da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), do Inca (Instituto Nacional de Câncer) e de sociedades médicas.

Em contato com a Fundação Padre Albino, a administração informou que os hospitais Padre Albino e Emílio Carlos, mantidos pela Fundação, seguem regularmente as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, sendo o diagnóstico e a conduta patológica, responsabilidades médicas.

De acordo com a direção, o Centro de Diagnóstico do Hospital Padre Albino realizou 5.752 mamografias em 2011, sendo mais de 470 exames ao mês. No último ano, o Serviço de Quimioterapia do Hospital Emílio Carlos atendeu 1.768 pacientes. O ambulatório de mastologia realizou 1.140 consultas. E o ambulatório de oncologia contabilizou 1.624 atendimentos.

A Fundação é vista como referência em toda região, atendendo pacientes de vários municípios, a unidade dispõe de serviços de diagnósticos e terapias, cirurgia, quimioterapia, hormonioterapia e imunologia.

Para completar o ciclo do setor de Oncologia, a Fundação está em fase final de projeto e planejamento para implantar em breve a construção do prédio onde será instalado o serviço de Radioterapia no Hospital Emílio Carlos.

Rede Particular

O médico imaginologista Ricardo Pellizon, do Hospital São Domingos, explicou que a unidade e as clínicas que fazem parte do hospital já seguem o padrão estabelecido pelo Ministério.

“Tanto as clínicas, como o hospital, trabalham com sistema de digitalização das imagens, o que melhora a qualidade de impressão e facilita o trabalho dos profissionais”, disse.

De acordo com o profissional, a implantação do programa do Ministério em fiscalizar as unidades irá ajudar na qualidade do serviço realizado em geral. “O sistema do SUS também está aos poucos se adequando a estas novas ferramentas e acredito que com a exigência, vai melhorar a detecção precoce do Câncer Mamário e irá facilitar a vida dos pacientes, facilitando também o nosso trabalho”

O Hospital São Domingos realiza anualmente cerca de 3.600 exames de mamografia, fora os exames realizados nas clínicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário